quinta-feira, 11 de julho de 2013

Curiosidades #08: LOBO



Você sabia que a personagem Lobo, da DC Comics tem relação com Rob Zombie?

Aliás, você conhece o Lobo? Se não, saiba que está perdendo de conhecer uma das maiores pérolas da história dos quadrinhos já criadas até hoje. Criado em 1983 por Kieth Giffen e Roger Slifer, Lobo é um anti-herói, caçador de recompensas intergalático, o maior flagelo do universo, também conhecido como "O Maioral". 

Lobo é uma personagem com histórias voltadas para o público adulto, que abordam muita violência, humor negro em excesso e referências ao sexo.

Sua origem é Czarniana, descendente do planeta Czarnia, um mundo pacato, pacífico, onde o termo "guerra" era desconhecido, mas um dia sua população foi dizimada por uma infestação de escorpiões voadores, geneticamente criados para tal finalidade. Seu criador foi nada mais nada menos que...Lobo! Isso mesmo, seu sadismo o levou a ficar de saco cheio da vida que levava e do mundo onde vivia, todo aquele tédio o levou a criar essas bestas voadoras para dizimar seu planeta fazendo isso para diverti-lo com  o sofrimento alheio e torná-lo a último de sua espécie (sim, isso foi uma breve referência a história do Superman, porém ao oposto do mesmo, o próprio Lobo destruiu seu planeta). Sendo assim, Lobo decidiu seguir carreira como Caçador de Recompensas pelo universo a fora.

Possuindo diversas características que o tornam praticamente imbatível, tais como fator de cura praticamente instantâneo, olfato extremamente aguçado, mega força (capaz de gladiar com Superman pau-a-pau) e ainda capacidade de gerar clones a partir de partes amputadas de seu corpo ou gotas de sangue (característica essa que não demorou muito para ser abolida). Apesar de toda essa fodacidade, Lobo já foi derrotado, para ser mais sincero, MORTO. Mas isso não durou muito tempo, e logo ele retorna a vida e contemplado com a imortalidade....Isso  mesmo, depois de ressuscitado, ele se tornou imortal! Como? Simples: devido a todas as atrocidades cometidas por ele ao longo de sua vida, Lobo, ao morrer, não foi nem julgado, em sua passagem pelo "Além Vida", para descobrir onde se encontra, começa a descer o braço em tudo e todos, assim, o responsável pelo local o envia para o Céu, para que dessem um jeito na criatura, mas em sua estadia por Lá, ele apronta de tudo (até show de rock) e resolvem mandá-lo para o Inferno, onde, depois de mais atormentações, o demônio Etrigan (outra personagem do Universo DC) se enche do Maioral e o manda de volta ao pós-morte, onde o supervisor decide que como não há como contê-lo por lá, manda o Maioral para a Resurreição, selando assim um acordo entre o Céu e o Inferno onde Lobo seria extremamente proibido de voltar a ambos os lugares para a vida eterna, dando a ele a imortalidade....Fim (ufa). 

Tá certo, e o que tem o Lobo a ver com Rob Zombie??? Calma ai, eu já chego lá...






Ah tá, o Lobo, pra quem não sabe ou não se recorda, é esse carinha simpático logo abaixo:













O Maioral já teve diversos embates com outros personagens dentro do Universo DC, dentre os quais se destacam Superman (o qual surrou mesmo se encontrando bêbado) e Batman, além de vários crossovers com personagens de outras editoras como o Juiz Dredd e o Máscara e outros um tanto quanto familiares, como o Papai Noel e o Coelinho da Páscoa.
Vários desenhistas famosos já passaram pelas HQs do Maioral, dentre eles, se destacam, seu próprio criador Keith Giffen, Simon Bisley e Alex Horley...Isso mesmo, o mesmo cara que fez artes conceituais para o projeto de filme do Rob Zombie, intitulado  Tyrannosaurus Rex e artes para os álbuns Hellbilly Deluxe 2 de 2010 e Venomous Rat Regeneration Vendor, esse último sendo lançado em Abril desse ano. 

Abaixo algumas artes conceituais feitas por Alex Horley para o projeto Tyrannosaurus Rex do Rob Zombie:









E abaixo algumas artes feitas para os álbuns Hellbilly Deluxe 2 e VRRV:

"Jesus Frankenstein" (HD2)
Página da letra de "Ging Gang Gong De Do Gong De Laga Raga" (VRRV)


Então é essa a relação entre Lobo e Rob Zombie? Não filho, não.

Como podem notar, o visual do Maioral é inspirado no pessoal do Rock dos anos 80, com a sua face contendo manchas (não, não é maquiagem) que foi inspirado no visual do Gene Simmons. Essa aparência durou apenas até 2002, quando Keith Giffen quis dar nova cara ao visual do Lobo, passando para as mãos de Alex Horley cuidar do novo visual do flagelo das galáxias para sua nova aventura que seria lançada no ano seguinte. Alegando estar cansado de seu visual a lá Aerosmith, Keith Giffen queria algo bem diferente para o novo visual, sendo assim ele sugeriu Rob Zombie como inspiração.

Essa afirmação pode ser contatada em trecho da entrevista de Keith Giffen ao site Newsarama.com, em 2002:
"...O  que houve com o design do Lobo - quem fez mais na mudança do visual do personagem?Quando Alex (Horley) e eu sentamos para falar sobre esse assunto, eu disse a ele, “Rob Zombie, Rob Zombie, Rob Zombie” e quando nós decidimos que ele deveria ter dreadlocks, ficou perfeito."

Logo mais seria lançada a mini-série Lobo Unbound ("Lobo Sem Limites" aqui no Brasil) com o novo visual do Maioral inpirado em Rob Zombie. A mini série chegou aqui no Brasil em 2004 pela Panini Comics.

Abaixo imagens do maioral pelas mãoes de Alex Horley:





Uma breve comparação da arte da capa do primeiro Hellbilly Deluxe, de 1998, com uma imagem da mini-série Lobo Sem Limites, de 2004:


Fontes: Meus gibis do Lobo e o site Lobo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário