domingo, 14 de abril de 2013

HOUSE OF 1000 CORPSES: 10 Anos




Que Rob Zombie possui sua paixão por filmes de terror desde muito novo, todos já sabem, e isso ficou bem evidente em sua carreira musical, desde a era de sua antiga banda, o White Zombie cujo nome já veio de um filme clássico dos anos 30, estrelado por Bela Lugosi e onde as suas letras já abordavam temas fantasiosos de horror e humor negro e com grande inspiração nos filmes do gênero, de preferência aos mais clássicos. Além de sua música, Rob Também sempre comandou os clipes para a banda, desde o clássico "Thunder Kiss'65" de 1992 e o premiado "More Human Than Human" de 1995 ao fodasso hit "The One", música feita para a trilha sonora do filme Fuga de Los Angeles. Agora o que muitos não sabem é que sua primeira empreitada em logas foi num trecho do filme da dupla de retardados Beavis & Butt-Head Detonam a America de 1996, onde ambos estão perdidos num deserto, e famintos, Beavis come um cacto, onde ele logo passa a ter alucinações, a sequência da alucinação foi dirigida e desenhada por Rob. No mesmo ano saiu  a sequência do filme cult clássico O Corvo com o título O Corvo: A Cidade do Anjos, onde Rob, ainda no White Zombie, teve a música "I Am Your Boogieman" cover inusitado do grupo de disco music KC And The Sunshine Band, na trilha sonora, o qual Zombie também dirigiu um clipe que chamou as atenções dos produtores da série. Como consequência, nos anos seguintes Rob foi convidado para escrever a segunda sequência de O Corvo, porém, o processo não foi adiante. 


O fim do White Zombie chegou, e Rob deu início a sua muito bem sucedida carreira solo, lançando o mega clássico Hellbilly Deluxe em 1998. Rob continuou dirigindo seus próprios clipes e logo resolveu roteirizar uma de suas idéias para filme, o fez e logo escalou seu elenco e em 2000 Rob gravou o que até então seria o seu primeiro longa, escrito, produzido, dirigido, e com a música composta por ele, intitulado House Of 1000 Corpses... O tão aguardado lançamento se daria naquele mesmo ano, porém a distibuidora que na época era a Universal, renegou o projeto, alegando que o material era ofensivo demais e o mesmo foi arquivado. No ano seguinte Rob lançou seu segundo disco solo, o também bem sucedido, The sinister Urge, onde tinha uma faixa, a última do disco, com o título House Of 1000 Corpses, onde continham samplers de trechos de diálogos do filme...seria essa uma despedida do projeto?...Não meus caros, a luta de Rob continuou para conseguir uma distribuidora para sua obra, quando no final de 2002 a Lions Gate abraçou o projeto e deu os ajustes finais para o seu lançamento no dia 11 de Abril de 2003.


O filme não foi um grande lançamento mas atraiu e teve um orçamento baixissimo, rendendo críticas relativamente negativas a razoáveis, mas adquiriu uma grande massa de fãs cult. A história central não apresenta nada de novo, seguindo a linha de "jovens perdidos na estrada encontram família psicopata e se fodem". Mas o que realmente fez com que o filme criasse uma massa grande de fãs não foi sua história em si, mas sim o conteudo que havia ali: seus personagens extremamente caricatos e carismaticos e com uma marca diferenciada, com a assinatura do Rob, rendeu a ele o título de visionário para o cinema de terror, pois ele apresentou uma idéia diferenciada de expor suas idéias que continuou por todos os seus longas. Seus filmes, assim como suas músicas, tem um tom único que somente o Rob faz, que mesmo sem ser creditado o seu nome, você sabe que ele está por trás da obra. Seu jeito de fazer cinema não agradou e ainda não agrada a todos, mas que ele é distinto, isso ninguém pode negar.



House Of 1000 Corpses nos apresentou a família de psicopatas Firefly, constituída por Baby Firefly (nossa musa e esposa de Mr. Zombie, Sheri Moon Zombie em seu primeiro papel no cinema e o mais marcante até aqui), Otis Driftwood (interpretado por Bill Moseley), Mother Firefly (Karen Black), Rufus e o gigante Tiny. E claro, vocês devem estar achando que esqueci de mensionar a interpretacão impagável de Sid Haig como o Captain Spaulding, o palhaço sádico que possui um posto com loja de conveniências na beira da estrada, onde ele vende seus famosos frangos fritos e possui uma "Casa dos horrores" para entreter seus visitantes contando a eles histórias sobre lendas dos horrores que foram cometidos naquela região, destacando o diabólico Dr. Satan, assassino serial que fazia cirurgias experimentais em suas vítimas. Além da família de maníacos existem também o quatro jovens insuportáveis que, enganados por Baby vão parar na Casa e tem ali a ultima noite de suas vidas.















Os diálogos do filme não  são muito bem elaborados, mas são divertidos e temos o ápice do mesmo na interpretação de Sid Haig que realmente foi fantástica.










Nessa semana estréia o quinto longa (sexto, se contarmos o longa animado do El Superbeasto) de Rob, The Lords Of Salem, no dia 19, lá nos States e semana passada dia 11, House Of 1000 Corpses chegou ao seu décimo ano e nós parabenizamos Rob Zombie por esse feito, garantindo a alegria de seus fãs hardcore por gerações não somente na música, mas também em outras mídias.





Nenhum comentário:

Postar um comentário