segunda-feira, 25 de março de 2013

DEAD CITY RADIO AND THE NEW GODS OF SUPERTOWN overview



Há um mês Rob Zombie lançou seu mais novo single via streaming, primeiro de seu próximo trabalho musical o tão aguardado Venomous Rat Regeneration Vendor. A música repercutiu muito bem entre seus fãs e a mídia, alimentando ainda mais a ansiedade pelo lançamento do álbum. 
Há quase duas semanas Mr. Zombie filmou o vídeo clipe do single e está fazendo os ajustes finais para o lançamento do mesmo, ainda sem uma data anunciada. Mr. Zombie declarou que se você é fã da velha escola de clipes dele, com certeza gostará deste. 
Depois de muito tempo sem gravar clipes com seu estilo bizarro, devido a um certo desinteresse em video clipes já que se encontrava com maior dedicação aos seus filmes, Mr. Zombie resolveu voltar a se dedicar aos clipes, a partir desse single, e ainda confirmou que é um clipe conceitual. Várias fotos das gravações estão sendo publicadas, deixando a entender que realmente se trata de um trabalho conceitual com um visual meio que pós-apocalíptico. 





                                                                                                                                                                       
 


Enquanto o clipe não sai, fiquemos com um "Vídeo-letra" da música, e logo mais a letra traduzida (por mim):



DEAD CITY RADIO AND THE NEW GODS OF SUPERTOWN

I wanna tell you about Dead City Radio man and the new Gods of Supertown
(Quero te contar sobre a Radio da Cidade Morta cara e os Novos Deuses da Supercidade)
A world of magic lanterns and chemical blues 
(Um mundo de lanternas mágicas e blues químico)
A world where X stands for the unknown and Y is the zero
(Um mundo onde X fica para o desconhecido e Y é o zero)


Sluggish drones assault my radio - 20 mortal lashes of grotesque audio 
(Escravos apáticos atacaram meu rádio - 20 'chibatadas' mortais de áudio grotesco
Glittering fountains - misspent youth - I am a Rhinestone tiger in a leisure suit
(fontes deslumbrantes - juventude fracassada - eu sou um tigre de strass em um terno descolado)


I'll tell you one thing man, nothing else happens until you medicate
(Vou te contar uma coisa cara, nada mais acontece até que você medique)
The Witch Queen of Mongo and hail the passing of king George
(A Rainha Bruxa de Mongo e saude a passagem do rei George)
Everybody is eating on behalf of the gods with their plastic necks and silver teeth
Todos estão comendo em nome dos deuses com seus pescoços de plástico e dentes de prata)

Is there life beyond what you know? Hallucination thrives on my stereo 
(Há vida além do que você conhece? Alucinação cresce no meu estéreo)
Astonishing skeptics - wasted youth - she is an angel of  odd in her birthday suit
(Céticos assombrosos - juventude disperdiçada - ela é um anjo do esquisito vestida como veio ao mundo)


It's right here, right now that we best serve the beast of transmission and the cool passing waves of 
ignorance -  they say the heart is a lonely hunter and the hardbox comes with a crime inside
(Isso é bem aqui, bem agora que você melhor serve a besta da transmissão e as ondas sonoras frias da ignorancia - Elas dizem que o coração é um caçador solitário e a caixa dura vem com um crime dentro)

Turn it up! Turn it up! Turn it up! 
(Ligue-o! Ligue-o! Ligue-o!)
We listen to the radio - Dead Radio
(Nós ouvimos ao radio - Radio Morto)


ANÁLISE
Analisando o som como um todo, a música remete a tudo que foi feito por Mr. Zombie até hoje, fazendo um mix de estilos desde o Groove Metal usado na época do White Zombie, no álbum La Sexorcisto de 1992, ao industrial do Hellbilly Deluxe de 1998 com a experimentação de seus últimos dois álbuns. A sonoridade é o que podemos considerar "Zombie classic" pois é o som marca registrada de Rob Zombie com seu estilo distinto. Aqui, Rob Zombie segue a tendência que adotadou no seu último álbum Hellbilly Deluxe II, em que ele assume o papel de um narrador em determinadas partes da faixa, como já podemos observar em "Death And Destiny Inside The Dream Factory" e no relançamento em Edição especial do mesmo álbum com a faixa "Everything Is Boring" além de fazer uma participação especial na faixa "The Congregation", do álbum Welcome 2 My Nightmare do Alice Cooper.  Porém "Dead City Radio" é uma daquelas músicas do Mr. Zombie que remetem a músicas de artistas que o influenciaram, misturadas ao seu estilo único e ácido, o que acaba sendo, além de um som forte e cativante, uma breve e distinta homenagem aos mesmos. Nesse caso podemos notar a grande influência do The Doors, sendo "Dead City Radio and The New Gods Of Supertown" uma quase discreta alusão a faixa "The WASP (Texas Radio And The Big Beat)" do álbum L.A. Woman de 1971. Além do título remeter a música do Doors, Rob Zombie atua como um narrador, assim como Jim Morrison o fez em sua música, e ambos iniciam a música do mesmo modo e com dizeres semelhantes, onde em "Dead City Radio" Mr. Zombie introduz "I wanna tell you about Dead City Radio man and the New Gods of Supertown" enquanto Jim Morrison inicia "The Wasp" com "I wanna tell you 'bout Texas Radio and the Big Beat". Mas a homenagem não acaba por ai, como podemos notar no refrão, enquanto Mr. Zombie canta, o som cai pra uma pegada ao estilo do Doors, porém muito mais pesada, mas o tecladinho típico da banda do Sr. Morrison ao ao fundo não deixa escapar a quaisquer evidências de uma sutil homenagem a sua banda, e ao álbum que foi o seu ultimo trabalho em vida, já que Jim Morrison viria a falecer no mesmo ano do lançamento de L.A. Woman.
Como todas as outras músicas de Rob Zombie, a letra de "Dead City Radio" é bem nonsense, porém nos passa algum contexto, deixando algo no ar, talvez uma crítica. Em minha concepção, a princípio a música me passou uma imagem meio que pós apocalíptica (sei que parece besteira, mas me remeteu ao jogo RAGE da id Software, onde se passa num mundo pós apocalíptico e há uma cidade devastada com o nome de "Dead City") e aos ler a letra esse conceito se firmou mais em minha mente, mas de um ponto de vista crítico, como se o mundo fosse devastado pela desvalorização dos bons e velhos costumes onde todos foram escravizados pela evolução da tecnologia onde tudo vem mais fácil. Explicando melhor, a música seria uma crítica à facilidade de termos músicas, filmes, livros entre outras mídias tão facilmente por meio de downloads, deixando aquela ansiedade, a luta pra conseguir o que quer já não existir mais, e tendo tudo mais facilmente em mãos, a arte em si vai perdendo o seu valor. Portanto o "Rádio Morto" ao qual Rob se refere no refrão nada mais é do que essa arte de valorizar a música, uma vez que o rádio está perdendo sua importância, ficando "ultrapassado" assim como a música como arte e são poucos os que buscam valoriza-la e apreciá-la com paixão.
"Dead City Radio and The New gods Of Supertown" não deixa em nada a desejar, a não ser pelo fato de nos deixar com aquela sensação agonizante de "quero mais" e a insuportável espera pelo dia 23 de Abril.

Review: 4.5 /5.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário