quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Avaliação: [1987] PSYCHO-HEAD BLOWOUT

[1987] PSYCHO- HEAD BLOWOUT


Em 1987, Mr. Zombie e sua trupe, ainda residindo em Nova Iorque, estariam lançando o primeiro de dois álbuns seguidos no estilo "Rock Noise" (Rock Barulho), sendo este o terceiro EP da banda, mudando totalmente o estilo do som da banda, mais puxado para o punk nos primeiros dois EPs. O lançamento foi limitado à 1000 cópias e lançado pela gravadora própria da banda, a Silent Explosion.
A produção do álbum é fraca, onde até mesmo Rob Zombie (na época ainda se chamava de Rob Straker) ressaltou a ineficiência do engenheiro de mixagem que "não fazia nada que pedíamos para fazer, e ficava fumando...e caindo no sono".
Apesar do som esquisito (ao extremo) o EP rendeu a melhor recepção na crítica até o momento, recebendo elogios se comparando ao estilo em que se enquadrava, mas o que chamou mais atenção foram os shows da turnê que sucedeu o EP. Kurt Cobain, falecido vocalista do Nirvana (como se vocês não soubessem) tinha esse álbum como um de seus favoritos e ressaltava o estilo que Tom Guay, guitarrista da banda, tocava como sendo "um tipo de caos". E não estava errado, todas as músicas do álbum são caóticas, no sentido de serem totalmente "retorcidas", bagunçadas, sem um ritmo certo, como se todos os integrantes estivessem realmente chapados, apenas fazendo barulho com os instrumentos, sem falar do vocal de Rob Straker, extremamente "rasgado", cantando como se estivessem batendo nele.
A arte de capa possui uma imagem da banda, foto tirada por Michael Lavine (fotógrafo que ficaria conhecido mais tarde por trabalhos com Soundgraden, Pearl Jam, Monster Magnet, Sonic Youth e The Flaming Lips), sendo as costas do álbum produzida por Rob Straker.
Um álbum que eu recomendo, apenas, para fãs ou colecionadores, pois é fraco, perde a carisma dos EPs anteriores, mas ao menos se torna engraçado se formos analisar a evolução dos vocais e musicalidade de Rob Zombie ao longo dos anos.

Tracklisting:

Lado A
1. "Gun Crazy"
2. "Eight Eight"
3. "Fast Jungle"

Lado B
1. "Kick"
2. "Menphis"
3. "Magdalene"
4. "True Crime"

Costas do EP com a tracklisting e arte de Rob Straker


White Zombie:
> Rob Straker - vocais
> Tom Guay - guitarras
> Sean Yseult - baixo
> Ivan DePrume - bateria


Avaliação Geral: *

Nenhum comentário:

Postar um comentário